Créditos de Carbono são uma forma de compensação para a emissão de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO₂). A ideia por trás dos créditos de carbono é incentivar a redução das emissões e financiar atividades sustentáveis.
Geração: Empresas ou projetos que promovem práticas que reduzem ou evitam a emissão de gases de efeito estufa (por exemplo, reflorestamento, energias renováveis, captura de metano, entre outros) podem gerar créditos de carbono. Cada crédito de carbono normalmente representa a redução ou remoção de uma tonelada de CO₂ da atmosfera.
Mercado: Os créditos de carbono podem ser comprados e vendidos no mercado voluntário e regulado. Empresas ou indivíduos que emitem CO₂ além dos limites estabelecidos podem comprar créditos de carbono de outras empresas ou projetos que reduziram ou capturaram carbono, compensando assim suas próprias emissões.
Objetivo: É criar um incentivo econômico para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Em vez de exigir que todas as empresas façam grandes mudanças de imediato, os créditos de carbono oferecem uma maneira de compensar as emissões que ainda não podem ser eliminadas diretamente.
A Coopaibra Carbon já possui o primeiro Protocolo de consulta finalizado na TI Baú, agora empresas públicas e privadas podem atuar junto aos indígenas na geração de créditos de carbono.
Para mais informações:
Email: contato@coopaibra.com.br
Telefone: +55 (65) 999670205
