
A COP 30, que será realizada em Belém do Pará, é esperada para ser um espaço de discussão sobre ações para combater as mudanças climáticas. A conferência deve explorar a relação entre as crises globais e a degradação ambiental, com o objetivo de conter o aumento da temperatura global para evitar efeitos como aumento do volume de oceanos e a redução da disponibilidade de água.
Entre os principais temas que serão abordados estão:
- Financiamento climático
- Justiça climática
- Adaptação às mudanças climáticas
- Transição energética
- Redução de emissões de gases do efeito estufa
- Preservação das florestas
- Proteção da biodiversidade
O Brasil pode apresentar soluções baseadas na bioeconomia e no fortalecimento das comunidades locais. O país também tem iniciativas de sucesso em energias renováveis, como o etanol, biodiesel e energia solar. Belém, como porta de entrada para a floresta amazônica, será o palco para destacar iniciativas de preservação ambiental e combate ao desmatamento. A proteção do bioma é crucial para atingir as metas globais de redução de emissões de carbono e combater os impactos da crise climática.
A COP 30 pode resultar em tratados internacionais que ajudem a promover avanços no enfrentamento das questões climáticas. Esses tratados irão fortalecer e muito negócios com os povos indìgenas, uma vez que produtos com certificação indígena são a certeza de qualidade e práticas sustentáveis de produção.